Publicidade da Óptica Casa Sui Generis

Dispositivos, máquinas e cinematógrafos na Bahia do século XIX

Filipe Brito Gama

Resumen


Este texto propõe analisar os antecedentes das primeiras projeções públicas dos cinematógrafos na Bahia -estado localizado na região Nordeste do Brasil- no final do século XIX, considerando especialmente o contexto histórico e tecnológico daquele momento. Para isso, busca-se investigar os periódicos baianos existentes na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Brasil, e em diálogo com a bibliografia existente sobre o tema, compreender quais dispositivos ópticos e práticas de projeção já faziam parte do cotidiano no estado (em especial da capital Salvador), considerando como principal aporte teórico as reflexões de Benoît Turquety em seu livro Inventing Cinema: Machines, Gestures, and Media History.

Palavras-chave: cinematógrafo, Bahia, história do cinema, dispositivos, máquinas.

___________

 

Dispositivos, máquinas y cinematógrafos en la Bahía del siglo XIX

Resumen: Este trabajo se propone analizar los antecedentes de las primeras proyecciones públicas de cinematógrafos en Bahía -estado situado en la región noreste de Brasil- a finales del siglo XIX, considerando especialmente el contexto histórico y tecnológico de la época. Para ello, se busca investigar las publicaciones periódicas bahianas existentes en la Hemeroteca Digital de la Biblioteca Nacional de Brasil y, en diálogo con la bibliografía existente sobre el tema, comprender qué dispositivos ópticos y prácticas de proyección ya formaban parte de la vida cotidiana en el estado (especialmente en la capital Salvador), considerando como principal aporte teórico las reflexiones de Benoît Turquety en su libro Inventing Cinema: Machines, Gestures, and Media History.

Palabras clave: cinematógrafo, Bahia, historia del cine, dispositivos, máquinas.

___________

 

Devices, Machines and Cinematographs in 19th Century Bahia

Abstract: This paper aims to analyze the antecedents of the first public film screenings in Bahia -state located in Northeastern Brazil- at the end of the 19th century, considering in particular the historical and technological context of the period. To this end, we propose to research the Bahian periodicals kept in the Digital Newspaper Collection of the Brazilian National Library and, in dialogue with the existing bibliography on the subject, we seek to analyze which optical devices and projection practices were already part of this state’s daily life (especially in the capital Salvador), considering as main theoretical basis the ideas of Benoît Turquety in his book Inventing Cinema: Machines, Gestures, and Media History.

Keywords: cinematograph, Bahia, cinema history, dispositifs, machines.

___________


Data de recepção: 2 de agosto de 2021

Data de aceitação: 28 de novembro de 2021

___________


ARK CAICYT: http://id.caicyt.gov.ar/ark:/s24690767/kpjpzp7ac


Texto completo:

PDF

Referencias


ALLEN, Richard C. e Douglas Gomery. Film History: Theory and Practice. New York: Knopf, 1985.

BOCCANERA JÚNIOR, Silio. Os cinemas da Bahia, 1897-1918. Salvador: EDUNEB/ EDUFBA, 2007.

_____. O teatro na Bahia: da colônia à república (1800 – 1923). Salvador: EDUNEB/EDUFBA, 2008.

COIMBRA, Ana Luisa de Castro. Rodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto Filho e as imagens dos povos. Tese de doutorado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2019.

D’ÁVILA, J. Curvello. Segredos da magia branca. Rio de Janeiro: Eduardo & Henrique Laemmert, 1873.

GUSMÃO, Milene. Dinâmicas do cinema no Brasil e na Bahia: trajetórias e práticas do século XX ao XXI. Tese de doutorado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007.

FATH, Telma Cristina Damasceno Silva. A fotografia artística na Bahia e sua inserção nos salões oficiais de arte. Dissertação de mestrado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2009.

FONSECA, Raimundo Nonato da Silva. “Fazendo fita”: cinematógrafos, cotidiano e imaginário em Salvador, 1897-1930. Salvador: EDUFBA/Centro de Estudos Baianos, 2002.

FOSSATI, Giovanna. From Grain to Pixel: The Archival Life of Film in Transition. 3 ed. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2018.

FREIRE, Rafael de Luna. “Arqueologia da tela: a projeção por transparência como série cultural”. In: Palestra proferida no Canal do Programa de Pós- Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos, nov. 2020. Disponível em: https://youtu.be/PMZWKaSW-ys [Acesso em 28 de maio de 2021].

LEITE, Ary Bezerra. Memória do cinema: Os ambulantes do Brasil. Fortaleza: Premius, 2011.

_____. História da fotografia no Ceará do século XIX. Fortaleza: Ed. do autor, 2019.

MARTINS, Bruno Guimarães. “Ilusões impressas para um leitor-espectador no Brasil oitocentista: vistas e gravuras nas Marmotas de Paulo Brito”, International Journal on Stereo & Immersive Media, vol. 4, n. 1, 2020, pp. 46-65.

NOVAES, Flávio. Francisco Pithon: o cinema na Bahia. Salvador: Assembleia Legislativa/Academia de Letras, 2014.

ROSSELL, Deac. “Demolition d’un mur: The social construction of technology and early cinema projection systems”, Early Popular Visual Culture, vol. 12, n. 3, 2014, pp. 304-341.

SANTOS, Isis Freitas dos. “Gosta dessa baiana?” Crioulas e outras baianas nos cartões postais de Lindemann (1880-1920). Dissertação de mestrado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2014.

SETARO, André. Panorama do cinema baiano. Salvador: Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2011.

SILVA, Maria Cristina Miranda da. A presença dos aparelhos e dispositivos ópticos no Rio de Janeiro do século XIX. Tese de doutorado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

SOUZA, José Inacio de Melo. “Os primórdios do cinema no Brasil”. In: Ramos, Fernão Pessoa e Sheila Schvarzman (org). Nova História do Cinema Brasileiro, vol. I. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018.

TURQUETY, Benoît. Inventing Cinema: Machines, Gestures, and Media History. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2019.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Copyright (c) 2021

Vivomatografías. Revista de estudios sobre precine y cine silente en Latinoamérica es una publicación de la Asociación de Estudios sobre Precine y Cine Silente Latinoamericano (PRECILA)

Esta revista se encuentra indexada en:

 

 

 

     

 

 

    

 

  


Síganos en:


         

 

Usamos: