A trip down Market Street before the fire (Irmãos Miles, 1906)

O espectador como passageiro: os simuladores de viagem do primeiro cinema no Brasil (1906-1908)

Carolina Azevedo Di Giacomo

Resumen


Os Hale's Tours -salas de cinema travestidas de vagões de trem- surgidas em 1905 nos EUA, são um fenômeno privilegiado para a discussão acerca do espectador do primeiro cinema. A partir do exame de periódicos paulistanos, cariocas e porto-alegrenses de 1906 a 1908, este artigo busca compreender as relações que se estabeleceram entre atração e público nos simuladores de viagem que foram comercializados no Brasil do período. Para isso, será necessário recorrer a outras formas de circulação e consumo de imagens do século XIX ligadas à experiência da viagem.

Palavras-chave: primeiro cinema; espectador; passageiro; Hale’s Tours; ferrovia.

___________

 

El espectador como pasajero: los simuladores de viaje del primer cine en Brasil (1906-1908)

Resumen: Los Hale´s Tours -salas de cine disfrazadas de vagones de tren- surgidos en 1905 en los EE.UU., constituyen un fenómeno privilegiado para debatir sobre los primeros espectadores de cine. A través del análisis de San Pablo, Río de Janeiro y Puerto alegre publicados entre 1906 y 1908, este artículo busca comprender las relaciones establecidas entre atracción y público en los simuladores de viaje, comercializados en esa época en Brasil. Para eso se recurrirá a otras formas de circulación y consumo de imágenes del siglo XIX ligadas a la experiencia del viaje.

Palabras clave: primer cine; espectador; pasajero; Hale's Tours; ferrocarril.

 ___________

 

Spectator as passenger: the thrill rides of the early cinema in Brazil (1906-1908)

Abstract: The Hale's Tours -movie theatres disguised as train wagons- emerged in 1905 in the USA and are a privileged phenomenon for the discussion concerning the spectator in early cinema. From the examination of journals published in São Paulo, Rio de Janeiro and Porto Alegre between 1906 and 1908, this article aims to understand the relationships established between attraction and audience in thrill rides commercialized in Brazil at the time. To achieve that purpose, we will resort to other forms of circulation and consumption of 19th century images related to the travel experience.

Keywords: early cinema; spectator; passenger; Hale's Tours; railroad.

___________

 

Fecha de recepción: 29 de septiembre de 2015

Fecha de aceptación: 24 de noviembre de 2015


Texto completo:

PDF

Referencias


ABEL, Richard (Ed.). Encyclopedia of Early Cinema. New York: Routledge, 2005.

ARAÚJO, Vicente de Paula. A Bela Época do Cinema Brasileiro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.

SINGER, Ben. “Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular”. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (Orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

CARVALHO, Danielle Crepaldi. “Emulações do chic: o “Binóculo” de Figueiredo Pimentel e a instituição do hábito elegante de se ir ao cinema (1907-1908)”. In: Luz e sombra no écran: realidade, cinema e rua nas crônicas cariocas de 1894 a 1922. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem: Campinas, 2014. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000935966. Acesso em: 20/11/2015

CINEMATECA BRASILEIRA (Org.). Coleção de memoriais descritivos acompanhando pedidos de privilégios e patentes de invenções relacionadas com o meio cinematográfico. Fornecida por José Inácio de Melo Souza a partir de pesquisa no Arquivo Nacional.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

FIELDING, Raymond. “Hale’s Tours: Ultrarealism in the pre-1910 motion Picture”. In: FELL, John L. (Ed.), Film Before Griffith. University of California Press: Berkeley and Los Angeles, California, 1983.

GAUTHIER, Philippe. “The movie theater as an institutional space and framework of signification: Hale’s Tours and film historiography”. In: Film History 21, no. 4, 2009.

GONZAGA, Alice. Palácios e poeiras: 100 anos de cinema no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Record/Funarte, 1996.

GUNNING, Tom. “The cinema of attractions: early film, its spectator and the Avant-Garde”. In: ELSAESSER, Thomas (Ed.). Early Cinema: Space, Frame, Narrative. London: British Film Institute, 1990.

____. “‘The Whole World Withing Reach’: Travel images without borders”. In: RUOFF, Jeffrey (Ed.). Virtual Images: Cinema and Travel. Durham: Duke University Press, 2006.

____. “The world as object lesson: cinema audiences, visual culture, and the St. Louis World’s Fair, 1904”. In: Film History 6, no. 4, 1994.

HANSEN, Miriam. Babel and Babylon: spectatorship in American silent film. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1991.

KIRBY, Lynne. Parallel Tracks: the railroad and silent cinema. Durham: Duke University Press, 1997.

LOPEZ, Ana M. “Early Cinema and Modernity in Latin America”. Cinema Journal 40, No. 1, Fall 2000.

MORAES, Julio Lucchesi. Sociedades culturais, sociedades anônimas: distinção e massificação na economia da cultura brasileira (Rio de Janeiro e São Paulo, 1890 – 1922). Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História: São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-15062015-104429/pt-br.php. Acesso em: 20/11/2015

MORETTIN, Eduardo Victorio. “As exposições universais e o cinema: história e cultura”. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, no. 61, 2011.

MUSSER, Charles. The emergence of cinema: the american screen to 1907. Berkeley / Los Angeles: University of California Press, 1990.

____. “The travel genre in 1903-1904: moving towards fictional narrative”. In: ELSAESSER, Thomas (Ed.), Early Cinema, space, frame, narrative. British Film Institute, 2008.

RABINOVITZ, Lauren. “‘Bells and Whistles’: The Sound of Meaning in Train Travel Film Rides”. In: ABEL, Richard; ALTMAN, Rick (Eds.). The Sounds of Early Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 2001.

____. “Thrill Ride Cinema: Hale's Tours and Scenes of the World”. In: Electric Dreamland: Amusement Parks, Movies, and American Modernity. New York: Columbia University Press, 2012, pp. 66-95.

SEVCENKO, Nicolau. “A capital irradiante: técnica, ritmos e ritos do Rio”. In: NOVAIS, Fernando A. (Coordenador-geral); SEVCENKO, Nicolau (Org.). História da vida privada no Brasil. República: da Belle Époque à Era do Rádio. Vol. 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SCHIVELBUSCH, Wolfgang. The Railway Journey: the industrialization of time and space in the 19th Century. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1986.

SOUZA, José Inácio de Melo. Imagens do passado: São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema. São Paulo: Editora Senac, 2004.

TOULET, Emmanuelle. “Cinema at the Universal Exposition, Paris, 1900”. In: Persistence of Vision, no. 9, 1991.

TRUSZ, Alice Dubina. Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre, 1861-1908. Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História: Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/15547. Acesso em: 20/11/2015.

Periódicos:

Rio de Janeiro:

Correio da manhã

Gazeta de Notícias

Jornal do Brasil

O Malho

O Paiz

São Paulo:

Correio Paulistano

Rio Grande do Sul

A Opinião Pública


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Copyright (c) 2015

Vivomatografías. Revista de estudios sobre precine y cine silente en Latinoamérica es una publicación de la Asociación de Estudios sobre Precine y Cine Silente Latinoamericano (PRECILA)

Esta revista se encuentra indexada en:

 

 

 

     

 

 

    

 

  


Síganos en:


         

 

Usamos: