Imagen de portada

Mar Aéreo: ondas de voo

Carlos Adriano

Resumen


Este trabalho é composto de um artigo ensaístico e um ensaio em vídeo sobre o cinema experimental de reapropriação de arquivo, ou found footage (Nicole Brenez, 2015). Valendo-se de conceitos como os de alegorias e ruínas (Walter Benjamin), o do cinema de atrações (Tom Gunning e André Gaudreault) e o do metahistoriador-artista (Hollis Frampton), o trabalho defende a hipótese de que o cinema dos primeiros tempos foi reapropriado pelo found footage (Ken Jacobs, Ernie Gehr) como uma mina de possibilidades de invenção para a estrutura da arte do filme. O trabalho aposta em um método poético de conexões e constelações intermediáticas, transhistóricas e multiconceituais como novo campo operacional de pesquisa. O filme Mar Aéreo é composto de fragmentos de dois filmes do autor: Santoscópio = Dumontagem (2007-2008) e Sem título # 2: la mer larme (2009-2015), que operam, respectivamente, sobre imagens de Santos Dumont e de Étienne-Jules Marey.

Palavras chave: cinema de atrações, cinema experimental, found footage, método poético., reapropriação de arquivo.

___________

 

Mar Aéreo: ondas de vuelo

 

Resumen: Este trabajo se compone de un artículo ensayístico y un video-ensayo sobre cine experimental de reapropiación de archivo o found footage (Nicole Brenez). Se vale de conceptos como los de alegorías y ruinas (Walter Benjamin), del cine de atracciones (Tom Gunning y André Gaudreault) y del meta-historiador-artista (Hollis Frampton). La hipótesis propuesta sostiene que el cine de los primeros tiempos fue reapropiado por el found footage (Ken Jacobs, Ernie Gehr) como una mina de posibilidades de invención para la estructura artística del film. El trabajo apuesta por un método poético de conexiones y constelaciones intermediales, trans-históricas y multiconceptuales como nuevo campo operativo de investigación. La película Mar Aéreo está compuesta de fragmentos de dos películas del autor: Santoscópio = Dumontagem (2007-2008) y Sin Título # 2: la mer larme (2009-2015), que operan, respectivamente, sobre imágenes de Santos Dumont y de Étienne-Jules Marey.

Palabras clave: cine de atracciones, cine experimental, found footage, metodología poética, reapropiación de archivos.

___________

 

Mar Aéreo:  waves of flight

 

Abstract: This work is composed of a short essay and a video-essay about the experimental cinema of reappropriation, or found footage (Nicole Brenez). Drawing on concepts such as allegories and ruins (Walter Benjamin), the cinema of attractions (Tom Gunning and André Gaudreault) and the meta-historian-artist (Hollis Frampton), the work fosters the hypothesis that early cinema was reappropriated by found footage (Ken Jacobs, Ernie Gehr) as a mine of possibilities for the invention os the artistic structure of the film. The work uses a poetic method of intermedial trans-historic and multiconceptual connections and constellations, as a new field for operational research. The film Mar Aéreo is composed of fragments of two films by the author: Santoscópio = Dumontagem (2007-2008) and Untitled # 2: la mer larme (2009-2015), that respectively deal with images of Santos Dumont and Étienne-Jules Marey.

Keywords: cinema of attractions, experimental cinema, found footage, poetic method, reappropriation of archives.

 

___________

Fecha de recepción: 3 de marzo de 2018
Fecha de aceptación: 19 de octubre de 2018

 


Texto completo:

Video-ensayo PDF

Referencias


BAYARD, Pierre. Le plagiat par anticipation. Paris: Les Éditions de Minuit, 2009.

BENJAMIN, Walter. Origens do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BRENEZ, Nicole e Pip Chodorov. “Cartografia do found footage”. In: Adriano, Carlos (org.). “Dossiê Found Footage”, Revista Laika, São Paulo, v. 3, n. 5, jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2016.

BURCH, Noël. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.

ELSAESSER, Thomas (org.). Early cinema: space frame narrative. London: British Film Institute, 1990.

FRAMPTON, Hollis. “For a metahistory of film: commonplace notes and hypotheses”. In: Jenkins, Bruce (org.). On the camera arts and consecutive matters. The Writings of Hollis Frampton. Cambridge, Massachusetts/London: The Massachusetts Institute of Technology Press, 2009, pp. 131-139.

GUNNING, Tom. “The cinema of attractions: early film, its spectator and the avant-garde”. In: Elsaesser, Thomas (org.). Early cinema: space frame narrative. London: British Film Institute, 1990, pp. 56-62.

_____. “An unseen energy swallows space: the space in early film and its relation to Amercan avant-garde Film”. In: Fell, John L. (org.). Film before Griffith. Berkeley: University of California Press, 1983, pp. 355-366.

LA FERLA, Jorge. Arrêt ton cinéma. In: Carlón, Mario e Carlos A. Scolari (org.). El fin de los medios masivos. El debate continúa. Buenos Aires: La Crujía, 2014, pp. 135-159.

ROSA, Carlos Adriano Jeronimo de. O mutoscópio explica a invenção do pensamento de Santos Dumont: cinema experimental de reapropriação de arquivo em forma digital. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação, do conhecimento Estudo dos Meios e da Produção Mediática). Orientador: Prof. Dr. Ismail Norberto Xavier. Universidade de São Paulo (Escola de Comunicações e Artes), 2008.

STRAUVEN, Wanda. The cinema of attractions reloaded. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Copyright (c) 2018

Vivomatografías. Revista de estudios sobre precine y cine silente en Latinoamérica es una publicación de la Asociación de Estudios sobre Precine y Cine Silente Latinoamericano (PRECILA)

Esta revista se encuentra indexada en:

 

 

 

     

 

 

    

 

  


Síganos en:


         

 

Usamos: