Fotografia da cena dos índios Parintintin, incluída no restauro de 1986 de No paíz das Amazonas

No paiz das Amazonas (Silvino Santos, 1922). Percurso de um marco do filme natural brasileiro até o mercado doméstico

Sávio Luis Stoco

Resumen


Este artigo busca traçar as relações do período referencial para a preservação do cinema de Silvino Santos, situado na década de 1980, com o presente, momento em que em 2014 ocorre o lançamento em DVD de No paiz das Amazonas, com trilha sonora original contemporânea, acompanhado de um CD com a mesma trilha. Assim também como, na segunda parte, serão expostas as principais questões do processo contemporâneo de revisão da cópia do filme, parte do projeto do qual participei enquanto pesquisador

Palavras chave: cinema silencioso; cinema brasileiro; cinema documentário; Silvino Santos; preservação audiovisual

_______________

 

No paiz das Amazonas (Silvino Santos, 1922). Recorrido de un hito del “film natural” brasileño hasta el mercado doméstico

Resumen: Este artículo describe la década de 1980 como periodo clave en relación a la preservación del cine de Silvino Santos y, a continuación el proceso de trabajo que lleva,  en 2014, al lanzamiento
en DVD de No paiz das Amazonas (1922), con banda sonora original contemporánea, acompañado de un CD con la misma banda. Así como, en la segunda parte, se exponen las principales cuestiones del proceso contemporáneo de revisión de la copia de la película, parte del proyecto del cual participé como investigador.

Palabras clave: cine silente; cine brasileño; cine documental; Silvino Santos; preservación audiovisual

_______________

 

No paiz das Amazonas (Silvino Santos, 1922). The journey of a Brazilian “natural film” landmark to the domestic market

Abstract: This article describes the 1980’s as a key period for the preservation of Silvino Santos’ cinema, and the work process that leads, in 2014, to the DVD release of No paiz das Amazonas (1922) with an original, contemporary soundtrack (also recorded on an included CD). The second section of the article deals with the most important issues concerning the contemporary process of revision of the film copy, part of a project to which I participated as a researcher.

Keywords: silent cinema; Brazilian cinema; documentary film; Silvino Santos; audiovisual preservation

_______________

 

Fecha de recepción: 4 de agosto de 2017
Fecha de aceptación: 16 de diciembre de 2017


Texto completo:

PDF

Referencias


COSTA, Selda Vale da. Eldorado das ilusões: cinema & sociedade: Manaus (1897-1935). Manaus: Edua. 1996.

COSTA, Selda e Narciso Lobo. No rastro de Silvino Santos. Manaus: SCA, Edições Governo do Estado, 1987.

GALVÃO, Maria Rita. Memorial da formação acadêmica e das atividades docentes e de pesquisa apresentado para Concurso de Livre-Docência. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 1991.

LOBO, Narciso. A tônica da descontinuidade: cinema e política em Manaus nos anos 60. Manaus: Edua, 1994.

MELO, Luis Rocha. “Historiografia audiovisual: a história do cinema escrita pelos filmes”, ARS (São Paulo), vol. 14, 2016, pp. 221-245.

MORETTIN, Eduardo. “Tradição e modernidade nos documentários de Silvino Santos”. In: Paiva, Samuel e Sheila Schvarzman. (orgs.). Viagem ao cinema silencioso do Brasil. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011, pp. [indicar as páginas correspondentes].

RAMOS, Fernão e Luis Felipe Miranda (orgs.). Enciclopédia do Cinema Brasileiro. São Paulo: Editora do SENAC; Edições SESC SP, 2012.

SOUZA, Carlos Roberto Rodrigues de. A Cinemateca Brasileira e a preservação de filmes no Brasil. Tese (doutorado). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2009.

SANTOS, Silvino. Romance da minha vida. Manuscrito (Museu Amazônico, Manaus), 1969.

SOUZA, Márcio. A expressão amazonense: do colonialismo ao neocolonialismo. Manaus: Valer. 2010.

____. Silvino Santos: o cineasta do ciclo da borracha. Manaus: Edua/Valer, 2007.

STOCO, Sávio. O primeiro longa-metragem de Silvino Santos e os documentos inéditos que indicam ampla circulação na Europa. In: I Colóquio Internacional Cinema e História - Caderno de resumos. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, USP, 2016. Disponível em: [Acesso: 20 de janeiro de 2017].


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Copyright (c) 2017

Vivomatografías. Revista de estudios sobre precine y cine silente en Latinoamérica es una publicación de la Asociación de Estudios sobre Precine y Cine Silente Latinoamericano (PRECILA)

Esta revista se encuentra indexada en:

 

 

 

     

 

 

    

 

  


Síganos en:


         

 

Usamos: